segunda-feira, 7 de maio de 2012

Escrevendo seu texto digital

 

Esse vídeo fala a respeito do Ctrl+C e CTRL+V. Como a escola lida com isso? Oque fazer para evitar isso no texto digital?

   Escrevendo o seu texto digital

Considerando que a alfabetização e o letramento são interdependentes, ou seja, um precisa do outro, como projetá-lo no universo digital? 

Considerando também que há uma grande tensão entre a escrita e a oralidade, pois falamos de um jeito e escrevemos de outro, como passar isso para a vida digital? São questões que precisam ser discutidas e repensadas, acredito eu. O que vamos perder com a chegada do texto digital? E o que vamos ganhar?

Ao escrever meu texto digital tenho liberdade de formatá-lo de diversas formas e opções, isso atrai a nossa atenção e nos leva a usar a criatividade e imaginação, é uma identidade nossa, o texto fica a nossa cara. Por outro lado a escrita manual fica de lado um pouco ou muito....rsrs. 

O ato de ler e escrever, copiar e passar a limpo, enfim, essas atividades ainda que fosse cópias forçavam o aluno a ler e rever o que estava copiando. Mas e agora como ficará? São questões que devemos levar para a escola!

 


Um comentário:

CÉLIA CAETANO disse...

Viviane, concordoplenamente com seu desabafo,pois também tenho essas dificuldades.Sempre fui acostumada com os papéis, mas aos poucos estou me adaptando com a tecnologia.
Grande abraço

Célia Caetano